O que visitar em Sevilha?

Compartir

Sempre que planejamos visitar uma cidade, especialmente se for uma cidade de tamanho considerável e com muitas coisas interessantes para ver, costumamos gastar algum tempo organizando nossa viagem e nos perguntando uma série de coisas: Quantos dias são necessários? O que vale a pena visitar?

visita guiada de sevilla
Catedral e Giralda.

Em primeiro lugar, Sevilha é uma cidade que pode exigir o tempo que você quiser dedicar a conhecê-la. O mínimo recomendado é que você passe pelo menos uma noite, já que o centro histórico é um dos maiores do mundo. Recomendaria que passasse pelo menos duas noites, para poder visitar alguns dos principais monumentos e poder passear, comer e fazer compras com calma. Lembre-se que perto de Sevilha existem cidades interessantes que você pode visitar e que talvez você possa planejar sua estadia levando em consideração que de Sevilha você pode fazer excursões de ida e volta como Carmona, Écija, Córdoba, Cádiz ou Jerez. Mas hoje vou tentar me concentrar na capital de Sevilha.

guia turistico local sevilla sevilha
Praça da Espanha.

Aqui estão algumas das visitas que costumo fazer com turistas que querem conhecer a cidade comigo e também links de artigos do meu blog (estes artigos estão em espanhol) onde falo sobre alguns lugares importantes de Sevilha. Há muito mais, há tantas visitas quantas pessoas, porque cada um de nós é atingido por algo diferente e uma visita guiada não tem de ser única e exclusivamente a um determinado monumento. Você pode visitar bairros, fazer passeios para conhecer palácios, conventos, igrejas, gastronomia, estilos artísticos, museus, ou simplesmente algo maravilhoso como caminhar, poder passar uma manhã ou uma tarde caminhando, sem entrar em nenhum monumento, parando para tomar um cafezinho ou uma cerveja gelada e estaremos acompanhados por um guia local que nos fará um roteiro por lugares interessantes e que nos ajudará a aproveitar o resto dos dias que estaremos na cidade. É por isso que as visitas que verá a seguir são simplesmente as mais solicitadas, as mais comuns, as dos edifícios ou locais mais emblemáticos, mas lembre-se, você mesmo pode desenhar a sua visita e organizar junto com o seu guia a melhor visita para às suas necessidades, aquele que melhor atende aos seus interesses.

guia turistico local sevilla sevilha
Vista de Sevilha desde o avião

Se você tem pouco tempo e se sente obrigado a selecionar muito e visitar apenas o fundamental, acho que neste caso não pode faltar pelo menos a Catedral com a Giralda e o Real Alcázar. Eles resumem grande parte da história da cidade e ambos locais foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Recomendo que se você puder visitar outra coisa, escolha a Praça da Espanha. É verdade que é um local que ainda não completou um século de história, mas é um dos símbolos de Sevilha. É realizado para a Mostra Ibero-americana de 1929, obra-prima do Regionalismo andaluz e fiel reflexo da história artística sevilhana. Nele você verá alguns dos melhores exemplares da cerâmica de Triana que encontramos na cidade.

catedral, sevilla, guia turistico
A catedral vista desde a Giralda.

Se você tem mais tempo e já visitou o que foi recomendado acima, é hora de relaxar e estender sua visita a outros prédios ou bairros de Sevilha. Algumas recomendações seriam:

-Se você quer conhecer alguns BAIRROS de Sevilha, você tem muitos para escolher, pois a cidade possui um dos maiores centros históricos da Europa. Entre os bairros mais emblemáticos estão Santa Cruz (ao lado da catedral e da fortaleza), que faz parte do que foi o antigo bairro judeu da cidade; Triana (na outra margem do rio, bairro que foi oleiro, pescador e um dos berços do flamaneco); a Macarena e a Alameda de Hércules (localizadas a norte do centro histórico da cidade); El Arenal (bairro onde está localizada a praça de touros, ou a famosa Torre del Oro, localizada entre a catedral e o rio e antigamente o centro econômico de Sevilha por estar localizado próximo ao porto) ou a área mais comercial atualmente localizada entre a Praça del Duque e Plaza de la Encarnación (nesta última você pode ver o famoso edifício dos "cogumelos" que é um mercado e mirante, e também abriga um espaço de museu onde você pode ver vestígios do passado romano e almóada de Sevilha. Atualmente é um dos locais mais animados da cidade e as vistas desde o mirante valem a pena.

-Se quiser conhecer algumas IGREJAS, Sevilha tem muitas e de diferentes estilos: gótico, mudéjar, barroco, ..... para selecionar algumas, diria que as de Sao Luis dos Franceses e a de O Divino Salvador são as mais espetaculares. O primeiro fica no bairro da Macarena, é uma joia do barroco sevilhano, como tambem a igreja do Salvador, esta última também pode ser visitada com o mesmo ingresso da Catedral. Se for a Triana não pode deixar de visitar a igreja de Santa Ana, considerada a catedral do bairro, é uma das mais antigas que temos na cidade, datada em 1280 e mandada construir por Alfonso X el Sabio como agradecimento á cura de uma doença ocular.

-Se quer ver alguns MUSEUS, Sevilha tem muitos e de qualidade. O Museu das Belas Artes alberga uma das mais importantes colecções de pintura de Espanha, sempre se diz que é a segunda galeria de arte do país e também, o edifício que o acolhe era um antigo convento, o de La Merced e é uma verdadeira joia da arquitetura sevilhana. No edifício também pode ver um grande número de azulejos antigos que aí se conservam. Outro museu importante é o Arqueológico, está localizado na Plaza de América, dentro do Parque de María Luisa e perto da Praça da España. Nesta praça também fica o Museu de Arte e Costumes Populares.

-Se pretende visitar PALÁCIOS, em Sevilha existem vários de grande interesse. Aqui são chamados de casas-palacio e foram construídos pelas principais famílias nobres. Muitos se perderam, como o de Ponce de Leóns ou o de Guzmán, mas outros como a A Casa de Pilatos (uma verdadeira joia do mudéjar sevilhano), o palácio de Dueñas (talvez o mais famoso por ter pertencido aos duques de Alba), ou da Condessa de Lebrija, que contém uma infinidade de antiguidades e nos pisos estão alguns dos melhores mosaicos encontrados em Itálica.

-Se quer fazer COMPRAS, Sevilha tem muito comércio, sempre foi uma cidade muito comercial. Entre as ruas mais comerciais estão Sierpes, Tetuán, Velázquez, Cuna, Alcaicería, Francos, para dar alguns exemplos. Tambem tem shoppings, estes nao ficam no centro mas nao estao muito afastados, tem um mesmo do lado ao estadio de futebol do Sevilha clube de futebol (Sevilha tem dois clubes: Sevilha e Bétis, este ulimo fica bem mais afastado).

-Se procura GASTRONOMIA encontrará muita, variada e de muitos tipos e preços. Como sabem, o mais típico é comer à base de "tapas", ou seja, pratinhos, para experimentar mais de uma coisa por vez mas. Tem outro post com esta informaçao.

OUTROS POSTS QUE TAMBÉM PODEM SER DO SEU INTERESSE:

Se deseja organizar a sua visita particular com a sua família, amigos ou para qualquer outra informação, você pode entrar em contato comigo sem compromisso nenhum. Você pode escrever para mim: jose@tuguiadesevilla.com

Você pode me seguir em:

Facebook: Tu guía de Sevilla

Instagram: Tu guía de Sevilla

José Manuel Villalba Rodríguez

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Ir arriba